E ai pessoal! Chegou o verão na terrinha do sol nascente.
Com isso, se você tem espírito aventureiro, pode estar pensando em subir o famoso Monte Fuji neste ano. A montanha pode ser escalada no período entre 1 de julho até final de agosto.
Tive o prazer (sim, eu curti muito) de subir o Fujão por 2 vezes, em 2008 e 2011. Assim, deixo aqui algumas dicas para você que pretende subir pela primeira vez!
Primeira subida
Em 2008 subi o Fuji com a galera da EBH (Escola Brasileira de Hamamatsu).
A primeira vez foi mais complicado, não sabia bem o que me esperava.
Assim que chegamos pegamos um taxi que nos levou até a quinta estação, onde começamos a subir. O taxista gentilmente nos forneceu os cajados de madeira para facilitar a escalada. E hoje, posso afirmar com toda certeza: O cajado faz a diferença!! Por isso, se você não tiver a mesma sorte, aconselho a comprar o bastão.
|
Pink, Karen, Eu, Yuki, Thais e Vina |
Se Agasalhe
Assim que começamos a avançar montanha acima reparamos a grande mudança de temperatura, nosso amigo Yuki não tinha levado blusa suficiente, emprestei-lhe uma que levava na bolsa. Quando chegamos na sétima estação me informaram a temperatura do topo nesse dia, -13˚C!!
Leve comida
Por alguma razão, que agora não me recordo, tive a brilhante idéia de levar barra de cereal para comer caso sentisse fome. O fato é que subir os 3.776 metros dá muita fome. Encontramos algo para comer apenas na nona estação, foi onde comi o melhor macarrão instantâneo da minha vida (e o mais caro). Lembre-se também de levar água para se hidratar.
Saiba seu limite
Infelizmente de nós 6 apenas 3 chegaram ao topo. A Karen, Yuki e Thais ficaram na oitava estação, onde há um lugar para pousar. Nada de luxo, apenas um futon e um cobertor. Mas quando se esta na oitava estação a beira de seu limite, a pousada ganha 5 estrelinhas. É claro que essa mordomia tem seu preço, salgados ¥5.000 ienes; leve dinheiro.
Remédio
O frio que fazia no topo, somado ao vento e ao cansaço fez com que minha cabeça simplesmente parecesse que iria explodir! Lembre-se de levar um bom remédio para dores de cabeça e muscular.
A recompensa
A poucos metros do topo, ainda de noite, deitamos (Eu, Pink e Vina) exaustos sobre as pedras da montanha e contemplamos o céu estrelado. Jamais tinha visto e jamais vi novamente um céu com milhares de estrelas como naquele dia. Outro ponto interessante foram as inúmeras estrelas cadentes que pudemos ver, algo realmente inesquecível.
E por último, o deslumbrante nascer do sol.
Segunda Subida
Em 2011 fui mais preparado, dessa vez com a galera TTCN (Toyota Technical College Nagoya).
Com comida de verdade na mochila, roupa de snow para encarar o frio, um bom remédio e cajado comprado, começamos a subir o dragão. Mas...
Leve.. Tênis!!
A Karen resolveu ir de chinelo até chegarmos ao Monte Fuji, quando chegamos no estacionamento e nos preparávamos para subir, cadê o tênis?! Ele simplesmente havia ficado em casa!
Proteja-se da chuva
Para tornar as coisas mais difíceis, começou a chover a partir da sexta estação, bem no começo. Levamos capa de chuva, mas a capa da Karen era uma permeável [...]!!
Com tênis gigante (emprestado) e roupa molhada, a guerreira seguiu morro acima.
|
Cris, Leila, Marcinho, Nelson, Eu, Karen, Priscila e Ricardo
Minutos antes da chuva |
O2
Algumas pessoas sentem grande falta de Oxigênio devido ao ar rarefeito, leve garrafinhas de O2 para te dar um Up. Suba devagar e descanse por alguns minutos em cada estação para que seu corpo acostume com a nova altitude.
Seja forte
Alguns de nós passaram mal devido ao frio, pressão, cansaço e vento. Cada pessoa irá reagir de forma diferente, é importante dar suporte aos companheiros. Seja forte! Aqui está o desafio: Saber seu limite e se possível superá-los.
Sem pressa
Começamos a subir por volta das 20:00, infelizmente não conseguimos ver o nascer do sol, que aconteceu por volta das 4:00. Por mais estranho que pareça enfrentamos congestionamento de pessoas no último trecho da trilha, que nos fez atrasar por mais de meia hora. Alguém tinha se acidentado e foi preciso chamar o resgate. Suba com cautela e sem pressa.
Companhia
Dessa vez dos 8, apenas nosso amigo Nelson não chegou ao topo.
Jamais suba sozinho, a companhia de alguém é fundamental para sua segurança, além disso, cada momento se tornará mais inesquecível se você estiver com pessoas queridas.
|
TTCN na boca do Fujão |
|
Apesar dos imprevistos, olha ela aí, no topo! |
|
Não empurra ok?! |
A experiência é inesquecível. Uma aventura que desafia seu limite. Se você mora no Japão, é uma ótima oportunidade para quebrar a vida rotineira e viver momentos ricos em aprendizagem e emoções.
Aproveitamos a escalada para fazer a experiência de um componente que equipava alguns carros carburados, explico com detalhes qual é o componente, sua função e o resultado no próximo post.
Reza a lenda que para ter sorte é preciso ter escalado o Monte Fuji em número ímpar. Alguém aí topa?!