domingo, 22 de abril de 2012

Romi-Isetta e eSetta

E ai pessoal!
Eu não queria insistir com esse assunto de reborn, porém, foi meio que inevitável!

Romi-Isetta

Nesta Terça-feira (17) apareceu em alguns sites automotivos um projeto de como ficaria um novo Romi-Isetta feito pela BMW. O carro ganharia o nome de eSetta.
Você pode estar se perguntando, ''mas que diabos de carro é esse''?
De fato, o carro é pouco conhecido, porém, tem um importante papel na história automotiva do Brasil.

O Romi-Isetta foi o primeiro carro produzido no Brasil, entre 1956 e 1961.
Foram fabricados cerca de 3 mil unidades na industria Romi em Santa Bárbara. Com seus 2,28 metros de comprimento, o micro carro de apenas dois ocupantes e apenas uma porta frontal, tinha uma velocidade máxima de 85 km/h. O consumo era de 25 km/l, nada mal! A meu ver, o baixo consumo de combustível era possível graças ao seu peso de apenas 350 kg. Uma vez que no mundo dos automóveis, leveza é sinônimo de economia.

Mais tarde, o motor Iso, que equipava o carrinho, deu lugar a um motor BMW. Com essa parceria o Isetta ganhou melhor desempenho.

O Brasil vivenciava os históricos 50 anos em 5 de Juscelino Kubitschek. Fabricar automóveis no Brasil era uma prioridade do presidente. Em 1956, JK assinou um decreto que criava o Grupo Executivo da Indústria Automobilística (GEIA), o grupo passou a estabelecer as regras para implementação da indústria automobilística brasileira. Em 1957 o GEIA publicava um decreto que concedia incentivos fiscais, cambias e financeiros a empresas que produzissem automóveis que se encaixassem em diversas características, entre elas a capacidade para quatro ou mais passageiros e a presença de pelo menos duas portas. Sem ter esses requisitos, o Isetta não mereceu os incentivos da época e teve seu preço dobrado, tornando-se desinteressante ao consumidor e levando ao seu declínio.













Essa única porta frontal me faz pensar, ''e se ocorrer uma colisão de frente''?
A probabilidade dos passageiros ficarem presos é grande


eSetta 
A proposta da BMW é trazer as características tracionais do modelo para o mundo atual. O ''e'' do nome eSetta faria referência a um propulsor elétrico, mostrando preocupação com o meio ambiente. Lembrando que a BMW nos trouxe de volta o carismático Mini, podemos ter grandes chances do novo eSetta se tornar realidade.

Se você acha o micro carro meio estranho, pode ter certeza,
Eu também acho















Pelo jeito as montadoras estão buscando muito inspiração no passado para seus modelos. Vale lembrar que não só os automóveis, mas roupas, objetos e estilos de vida no estilo retrô também nos influenciam nos dias de hoje.

É isso ai galera!
Um grande abraço.

Obs.: Ativei a versão do blog para smartphones. A versão para PC pode ser acessada clicando em ''visualizar versão para a web'' no final da página.

3 comentários:

  1. Irmãooooo,caraca é sempre muito bom vim aqui! O blog esta muito bom,cad vez mais fã desse blog!

    Esse minha avó disse que meu vô tinha um!rs
    Vi um uma vez no leilão aqui no Japão,mais tadinho estava só o bagaço! Haha...

    No mais o carrinho é feio de mais ! Jesus! Fora que gordos deviam ter uma certa dificuldade pra entrar nesse carro não?kkk...

    Se acontecer realmente do modelo novo renascer...vai ficar sem sombra de dúvidas bem mais bonito que antigamente! É esperar para ver!

    É muito bom ver carros antigos ganhando nova vida,ainda mais eu que sou um admirador por carros antigos,apesar de conhecer muito pouco sobre a maioria...

    Abraço irmão! Como sempre está de Parabéns! Mal posso esperar pelo novo post...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E ai!! Valeu irmão!!

      kkkkkkkkkk, o carrinho é muuuito feio! e muito pequeno tbm, olha a foto da propaganda em que a mulher coloca a mala, ''o casal vai viajar''! como se coubesse toda essa bagagem né? kkkk

      carros antigos tem muita coisa legal e curiosa. Ano passado fui no museu do automóvel com o curso da Toyota, não tenho muitas fotos boas de lá, mas vi os primeiros Rolls Royce, Cadillac, Ford, Benz de 1912 e tals!
      Mais pra frente faço um post dessas relíquias! :D
      Aqui em Nagoya tem o museu da Toyota que fui ano passado tbm, to querendo voltar lá, mas tá faltando tempo! :) lá mostra a fundição da biela, processo de produção.. aquela foto do bloco de motor que coloquei no post '' tipos de motores parte I'' tirei lá!

      Irmão, valeu pela força de sempre no blog!! abraço!

      Excluir
  2. Boas, eu aqui em Portugal tenho um BMW Isetta de 1956, estou a começar a recuperá-lo. O amigo disse que não tem sitío de bagagem? Atrás do banco tem um espaço aconchegante e o meu ainda tem um porta malas exterior.
    A BMW não lançou a versão eléctrica mas outro país já o fez.
    Confira:
    https://www.facebook.com/microlino.car/

    Abraços e força nesse blog

    ResponderExcluir