Quanto maio for o ângulo de inclinação do aerofólio maior será o efeito de downforce e consequentemente o carro terá um ótimo grip para curvas em altas velocidades.
Digamos que o downforce gera um peso a mais sobre as rodas de tração dos possantes, aumentando a aderência entre pneu e pista e abaixando o centro de gravidade do mesmo. Porém, essa forte aderência faz com que os pneus tenham um desgaste prematuro, além do veículo perder velocidade em retas. Com isso, a busca do melhor ângulo da asa nos carros de competição é constante, uma vez que cada piloto demonstra um temperamento particular na condução de suas máquinas. Esse ''mágico peso extra'' é gerado somente quando o carro atinge altas velocidades, possibilitando um carro leve em largadas e retomadas.
Em muitos carros de passeio o aerofólio acaba tendo um papel mais visual do que funcional. Isso porque esses carros são projetados e limitados para faixas de velocidades onde não haja influência da força de sustentação na estabilidade do veículo, ou seja, a relação força de sustentação/peso é muito baixa. Em contrapartida, alguns superesportivos de rua fazem bem o uso da asa.
Acompanho a Super GT, principal competição automobilística japonesa. Em um dos programas fizeram um teste muito bacana para demonstrar a importância do aerofólio e a atuação do downforce.
Confiram o vídeo com direito a legenda:
É isso aí galera! Espero que tenham gostado.
grande abraço a todos.
Hakuna Matata!
ResponderExcluirTão esperado post,finalmente! =D
Como sempre o blog está de parabéns!
Hein,Gostei muiiiitooo desse post! Pois acredito que todos nós imaginávamos que um Aerofólio fazia uma diferença boa num carro,afinal carros de corrida usam eles! mais acho que poucos sabiam o verdadeiro significado dele,assim como eu.
Agora tenho uma dúvida,se em competições em que a velocidade e a aderência falam mais alto,o aerofólio é um acessório indispensável certo?
E nas competições de DRIFT? aonde os carros estão deslizandos todo o tempo de um lado para o outro...rs Porque pelo o que vi existem pelo menos 3 tipos de se jogar o carro de lado,um dos mais conhecidos é o freio de mão,entre outros que exigem um pouco mais de técnica,está o ponto onde quero chegar. O uso do "freio" aonde o piloto freia para levar o peso todo para frente,fazendo com que a traseira fique mais leve e com isso possa jogar ela para o lado desejado. Irmão você já deve ter até visto carros de competição da D1 com regulagem de freio dentro do cockpit,onde o própio piloto pode regular ele para freiar mais a frente ou atrás.
A única coisa que eu posso imaginar que o aerofólio exista nos carros de Drift somente para fazer com que eles consigam andar reto nas retas! rs assim como no teste que fizeram no video.
É isso Grande Abraço irmão!