Uma das maneiras de classificar o motor de um carro é conforme a disposição dos pistões no bloco do motor. Podemos encontrar motores em linha, contrapostos (boxer), em V e em W.
Esse é o tipo de motor mais utilizado pelos veículos. A razão
está no pouco espaço necessário para acomodá-lo debaixo
do capô. Dessa maneira é possível a fabricação de carro mais compactos.
Toyota iQ, o menor carro para 4 pessoas do mundo |
Um dos primeiros bloco de motor em linha da Toyota |
Para um motor Boxer o tamanho do capô precisa ser no mínimo
médio, devido aos pistões estarem ''deitados'' no bloco do
motor. Essa posição possibilita deixar o motor em uma altura mais próxima ao solo, dando uma boa estabilidade ao veículo como comentei no post ''vem aí o 86''.
Muitos desconhecem: o xodózinho fusca é alimentado por um legítimo motor boxer |
acomodar um bloco de motor em linha com mais de 6 cilindros.
A solução? colocá-los em duas bancadas formando um ''V'' e
aproveitar o bom desempenho de potência.
Esse tipo de motor é muito utilizado pelos carros esportivos.
Motor em V |
Curso da Toyota, V6 |
Ferrari F430 Spider V8
|
Custo alto e muita potência definem esse motor. É conhecido também como duplo V. A intenção é compactar o máximo possível o motor de diversos cilindros. Um dos carros que recebe esse monstruoso motor é o Bugatti Veyron.
Volkswagen Golf GTI W12 |
Muitas pessoas assimilam a quantidade de pistões de um motor com sua potência, ou seja, quanto mais pistões mais potência terá o motor. Mas cuidado! nem sempre isso é verdade.
Um exemplo é o maior rival do Bugatti Veyron, o carro suéco Koenigsegg. Enquanto o primeiro é alimentado por um monstruoso W16, o segundo tem um motor V8.
Bugatti Veyron W16 Koenigsegg Agera R V8
Potência: 1.001 cv Potência: 1.115 cv
Veloc. máxima: 407 km/h Veloc. máxima: 420 km/h
Isso mostra que a potência de um propulsor não está relacionada apenas com a quantidade de pistões. Deve-se levar em conta a tecnologia e tipos de sistemas usados no motor.
Koenigsegg Agera R V8 |
Quase todos os veículos utilizam motores quatro tempos (ciclo Otto). O nome vem da quantidade de etapas ocorridas dentro de cada cilindro para o motor completar um ciclo inteiro.
1º tempo: Admissão
A válvula de admissão se abre e a mistura ar/combustível é aspirada para dentro do cilindro pelo movimento de descida do pistão.
2º tempo: Compressão
A válvula de admissão se fecha, o pistão se desloca para cima comprimindo a mistura ar/combustível.
3º tempo: Combustão
Momentos antes do pistão alcançar o topo do cilindro, o sistema de ignição transmite corrente elétrica á vela, produzindo faísca entre os eletrodos desta. A compressão gerada pelo pistão somada a mistura ar/combustível e a faísca, geram a explosão dentro da câmara, empurrando o pistão para baixo.
4º tempo: Escape
A válvula de escape se abre e os gases formados durante a etapa anterior são expelidos para fora do cilindro pela subida do pistão.
Ficou difícil ainda de entender!?
Ok, aqui vai um video para você visualizar melhor.
Somos os pistões, nossos braços as válvulas (braço direito: admissão, braço esquerdo: escape), o movimento de sobe e desce...
Enfim, confira o ronco desse motor em linha:
1º pistão: Cristiano Trevisan
2º pistão: Rafael Nakata
3º pistão: Fernando Uemura
4º pistão: Marcio Shinzato
Risada maligna: Diego Deguchi
Comentarista: Priscila Hirano
Comentário ao fundo: Prof. Adalberto Missunaga e Prof. Valdemar Yamada
Obs.: Nossa querida amiga Priscila se confunde e nos chama de cilindro durante a filmagem, mas não se perca, somos pistões.
O movimento vertical dos pistões são transmitidos para a árvore de manivelas, sistema de transmissão, sistema de tração e enfim às rodas, fazendo o veículo se mover.
Para cada tempo do motor a árvore de manivelas gira um determinado ângulo, mas decide não citá-los para o post não ficar chato. Nos tipos de motores acontece o mesmo; para cada tipo de construção de motor os pistões trabalham em um determinado ângulo, achei desnecessário postá-los aqui.
Existem outros tipos de motores que acho interessante dar destaque, mas estes ficam para o próximo post.
Um enorme abraço galera!!
Ae fefeh mtas coisas q vc postou,eu nem sabia, ficou bem legal seu post, mas raxei msmo foi com o video dos pistoes xD
ResponderExcluirabração!!
E ai Marcin! kkkkk o video é muito comédia!! Brigadão!
ExcluirAbraço!
E ae feeeeh!!!
ResponderExcluirQ firmeza o post!!! legal que agnt refresca um pouco a memória...kkk
O video....uahuahuah!!! Sem comentários....são tudo uns paiação... uhauahuah
E ai Rafa! pior hein, a gente vai esquecendo muita coisa aos poucos né! hehe.
ExcluirEu assisti esse video umas 500 vezes e me mato de rir toda vez!! kkkkkk Bando de paiaços! hahaha
Muito bom o post Feh!! Valeu a pena relembrar das coisas que aprendemos no curso.
ResponderExcluirNo video o Marcião tava bem concentrado, só olhava para o chão USAUHSAUHASHU
Falando em mecânica como eu curto muito o youtube achei um canal de um mecânico que posta videos envolvendo tutorias de manutenção, da uma olhada lá
http://www.youtube.com/user/ADG0068/videos
Olá Degu! kkkkk realmente o Marcião estava super concentrado no video!! acabei de conferir o canal que vc me mandou! muito legal! dá pra aprender e relembrar muita coisa! valeu Degu! grande abraço!!
ExcluirLegal!!
ResponderExcluirLendo sobre os motores de seis canecos,me deu uma saudade dos Opalao 4.1,aquilo sim era Motor ,6 canecos em linha!!!
Um abraco!
Satão!!! Vixi que surpresa!! caramba!kkkkkkkk
ExcluirO Opala é um exemplo do tamanho do capô pra acomodar um 6 cilindros em linha! hehe
Meu pai tinha um Opala quando eu era criança, o carro fazia um barulho imenso, e era bem velhão! :D
Abraço Satão, aparece sempre ok!