Motor rotativo
O motor rotativo (motor Wankel) não utiliza pistões como um motor convencional, possui um rotor com três faces convexas, cada uma atuando como um pistão.
O motor apresenta algumas vantagens, como ser simples, ter um número reduzido de peças e proporcionar uma grande potência em relação a sua cilindrada.
A Mazda foi a maior responsável pela evolução da tecnologia Wankel, ela se interessou bastante pela tecnologia por causa do apoio dado pelo governo japonês que queria conquistar novos mercados com tecnologias de ponta. O RX-7 foi o modelo equipado com esse motor com maior sucesso, porém, devido a sua alta taxa de emissões e ao seu consumo elevado teve suas vendas restritas a poucos mercados no mundo. O único modelo em produção atual com motor rotativo é o Mazda RX-8, ele possui um novo e premiado motor rotativo chamado Renesis.
O RX-8 da Mazda gera surpreendentes 250 cv com seu motor de apenas 1.3 L |
Mazda RX-8 |
Um motor híbrido utiliza mais de um motor. O mais usado é o motor a combustão com outro motor elétrico. O principal objetivo é reduzir o consumo de combustível e consequentemente diminuir as emissões de poluentes na atmosfera. Os dois automóveis híbridos mais conhecidos são o Toyota Prius e o Honda Insight, ambos não necessitam de serem recarregados através de uma ligação externa.
Há dois meses tive a oportunidade de dirigir um Honda Insight. O veículo é equipado com um sistema que a Honda patenteou de VCM (Variable Cylinder Management), esse sistema interrompe o funcionamento do motor a combustão quando o carro está parado ou em baixas velocidades na desaceleração. O motor retorna ao funcionamento em milésimos de segundo após retirar o pé do freio. Apesar de eficiente, achei um pouco incômodo sentir a leve trepidação que o veículo faz sempre que o motor a combustão é reativado, mas acredito que seja uma questão de se acostumar com a tecnologia.
Honda Insight |
Interior |
O motor elétrico usa energia proveniente de uma bateria e não de combustível como nos motores convencionais. Os carros normalmente podem ser recarregados através de tomadas comuns ou em postos de carga rápida. O grande trunfo está na emissão zero de gases poluentes na atmosfera.
Nissan Leaf - A energia gerada das frenagens é revertida para recarregar a bateria, é semelhante ao sistema KERS, que está presente nos carros de Fórmula 1.
Hakuna Matata!
ResponderExcluirDemorei,mais aqui estou!!!
Irmão,está show o blog! Gostei desses últimos posts sobre motores,mudou completamente a forma de eu ver um carro. Pode acreditar!
Só achei que falto algum exemplo de motor com um silvia em destaque..haha =P
Quanto ao post Tipos de motores parte I,oque mais destacou foi o video muitoooooo comédia de vocês imitando pistões! hahaha... caguei de ri !xD~
É isso,Parabéns mais uma vez pelo blog irmão! Aquele Abraço.
Hakuna Matata!
ExcluirPow, demorou mesmo hein! achei que não ia vir mais!kkkkkk
Eu até ia falar sobre motor em linha transversal e longitudinal, e ia citar os varios esportivos que usam motores longitudinais, mas ai não curti como iria ficar o post e desisti! hahaha
o video é muito muito engraçado, assiti umas 500 vezes e morro de rir ainda!
Valeu irmão, some não! aparece ai sempre! abraço!!!
Ae feh, tbm estou curtindo pra caramba seus posts, excelente iniciativa para sempre estar bem informado e atualizado. Lembrando que é ótimo jeito para não nos esquecermos do que aprendemos.
ResponderExcluirVocê chegou a ver um carro no salão com quase dois motores rotativos e um carro só ? (não lembro que carro q era) kkkkk
Valeu Rafaa!
Excluirpow nem vi esse carro ai hein! sempre acaba ficando um pra trás, são tantos pra ver! kkkkkkk