domingo, 12 de fevereiro de 2012

Tipos de motores parte II


Motor rotativo

O motor rotativo (motor Wankel) não utiliza pistões como um motor convencional, possui um rotor com três faces convexas, cada uma atuando como um pistão.
O motor apresenta algumas vantagens, como ser simples, ter um número reduzido de peças e proporcionar uma grande potência em relação a sua cilindrada.





A Mazda foi a maior responsável pela evolução da tecnologia Wankel, ela se interessou bastante pela tecnologia por causa do apoio dado pelo governo japonês que queria conquistar novos mercados com tecnologias de ponta. O RX-7 foi o modelo equipado com esse motor com maior sucesso, porém, devido a sua alta taxa de emissões e ao seu consumo elevado teve suas vendas restritas a poucos mercados no mundo. O único modelo em produção atual com motor rotativo é o Mazda RX-8, ele possui um novo e premiado motor rotativo chamado Renesis.


 
O RX-8 da Mazda gera surpreendentes 250 cv com seu motor de apenas 1.3 L


Mazda RX-8


Motor híbrido

Um motor híbrido utiliza mais de um motor. O mais usado é o motor a combustão com outro motor elétrico. O principal objetivo é reduzir o consumo de combustível e consequentemente diminuir as emissões de poluentes na atmosfera. Os dois automóveis híbridos mais conhecidos são o Toyota Prius e o Honda Insight, ambos não necessitam de serem recarregados através de uma ligação externa.


Há dois meses tive a oportunidade de dirigir um Honda Insight. O veículo é equipado com um sistema que a Honda patenteou de VCM (Variable Cylinder Management), esse sistema interrompe o funcionamento do motor a combustão quando o carro está parado ou em baixas velocidades na desaceleração. O motor retorna ao funcionamento em milésimos de segundo após retirar o pé do freio. Apesar de eficiente, achei um pouco incômodo sentir a leve trepidação que o veículo faz sempre que o motor a combustão é reativado, mas acredito que seja uma questão de se acostumar com a tecnologia.


Honda Insight


Interior

O Toyota Prius, líder em vendas do segmento, chega ao Brasil este ano



Motor elétrico

O motor elétrico usa energia proveniente de uma bateria e não de combustível como nos motores convencionais. Os carros normalmente podem ser recarregados através de tomadas comuns ou em postos de carga rápida. O grande trunfo está na emissão zero de gases poluentes na atmosfera.




Nissan Leaf - A energia gerada das frenagens é revertida para recarregar a bateria, é semelhante ao sistema KERS, que está presente nos carros de Fórmula 1.
  

Toyota FT-EVII
na plataforma do iQ
Nissan Esflow
Conceito desportivo 100% elétrico












É isso aí galera.
Eis os motores que acho interessantes e que merecem destaque. Espero que tenham gostado!
Um abraço a todos que acompanham o blog.

4 comentários:

  1. Hakuna Matata!

    Demorei,mais aqui estou!!!

    Irmão,está show o blog! Gostei desses últimos posts sobre motores,mudou completamente a forma de eu ver um carro. Pode acreditar!

    Só achei que falto algum exemplo de motor com um silvia em destaque..haha =P

    Quanto ao post Tipos de motores parte I,oque mais destacou foi o video muitoooooo comédia de vocês imitando pistões! hahaha... caguei de ri !xD~

    É isso,Parabéns mais uma vez pelo blog irmão! Aquele Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hakuna Matata!
      Pow, demorou mesmo hein! achei que não ia vir mais!kkkkkk
      Eu até ia falar sobre motor em linha transversal e longitudinal, e ia citar os varios esportivos que usam motores longitudinais, mas ai não curti como iria ficar o post e desisti! hahaha
      o video é muito muito engraçado, assiti umas 500 vezes e morro de rir ainda!
      Valeu irmão, some não! aparece ai sempre! abraço!!!

      Excluir
  2. Ae feh, tbm estou curtindo pra caramba seus posts, excelente iniciativa para sempre estar bem informado e atualizado. Lembrando que é ótimo jeito para não nos esquecermos do que aprendemos.
    Você chegou a ver um carro no salão com quase dois motores rotativos e um carro só ? (não lembro que carro q era) kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Rafaa!
      pow nem vi esse carro ai hein! sempre acaba ficando um pra trás, são tantos pra ver! kkkkkkk

      Excluir