O slogan reborn (renascer) se refere ao ressurgimento do modelo que foi comercializado no período de 1983 a 1987. Fabricava-se dois tipos de Hachiroku: Levin e Trueno. A diferença visual entre os dois está nos faróis, enquanto no primeiro os faróis são fixos no segundo são retráteis.
O Hachiroku costuma ser utilizado pelos pilotos de drift, por ser um carro equilibrado.
Ficou muito famoso por ter sido usado no anime Initial D.
Levin, Trueno e o novo 86 no estilo Initial D |
Anime Initial D |
Quando se fala em propulsores boxers particularmente acho os da Subaru um dos melhores do segmento. A tecnologia Toyota na injeção direta completa o motor.
A parceria entre as fabricantes ganhou destaque sobre o acabamento do motor boxer |
A injeção direta usada no Hachiroku é muito parecida com a usada nos motores a diesel. Entretanto, aqui o combustível é outro.
A pulverização de combustível feita por um bico injetor de injeção direta é superior a de um bico de injeção convencional. Isso é possível devido a alta pressão em que o combustível é pressurizado, resultando em um melhor aproveitamento do combustível na câmara de combustão, em outras palavras, o veículo fica mais econômico.
Para visualizar melhor como é feita a pulverização por um bico injetor, coloquei um video abaixo que gravei quando estava no curso da Toyota. Porém, os bicos injetores mostrados no video não são de injeção direta, e sim convencionais.
O video perdeu muita qualidade de imagem quando coloquei no blog
Uma característica dos carros que utilizam motores boxers é o baixo centro de gravidade do veículo. Com o Hachiroku não é diferente. O peso central do propulsor está a apenas 460mm do solo. Deixando o carro com uma ótima estabilidade. Para ter uma melhor noção do quanto essa altura é relevante, coloquei a altura do peso central do motor de alguns outros esportivos como comparativo:
LFA: 445mm GT-R: 495mm
Ferrari 360: 447mm Lancer Evolution: 509mm
Porsche Cayman: 482mm WRX STI: 534mm
460mm. Destaque na excelente estabilidade |
Reborn ! |
Em seu irmão, o BRZ da Subaru, onde estaria o emblema do 86 encontra-se um acabamento diferente.
Emblema 86 e acabamento do BRZ
|
Subaru BRZ |
Eu, Rafael Nakata e o BRZ - Nagoya Motor Show -
|
Sobrou pouco do antigo 86 no novo modelo, mas temos que lembrar que se passaram 24 anos do último modelo para o atual, dessa forma, não poderia ser diferente.
Para levar pra casa a máquina que rende 200 cv de potência será preciso desembolsar 2 milhões de ienes, me arrisco a dizer que é um valor ''barato'' para um carro do porte desse esportivo. Falei tanto sobre o motor boxer usado no Toyota Hachiroku que resolvi preparar um post comentando os diferentes tipos de motores que podemos encontrar nos veículos. Assim que ficar pronto postarei aqui, aguardem!
Obs.: As imagens do post podem ser ampliadas clicando nelas.
* Muito obrigado a todos pelos comentários do post ''influências''. Novamente recebi várias visitas inesperadas! Obrigado pelo enorme carinho!
Reparei que o blog tem sido uma ferramenta onde posso voltar a me comunicar com pessoas muito especiais. Muitas vezes deixamos de conversar com essas pessoas, não porque queremos, nem mesmo a falta de tempo é motivo para desculpa. Simplesmente não temos assunto para inciar uma conversa. Isso acontece principalmente quando deixamos de fazer parte do mesmo cotidiano da pessoa.
Espero que ao se identificar com algum post, você deixe sua opinião ou ponto de vista. Desta maneira estaremos sempre nos comunicando.
Um grande abraço a todos!
Muito bom o Post Irmão!
ResponderExcluirSerá que vai haver um "Reborn" do Nissan Silvia também? rs Não consigo nem imaginar como ficaria!
Abraçoooo!
Belíssima união essa entre a Subaru e a Toyota. Será que vem uma Honda/Mitsubishi ai!? AHUuhaAAHUAUH
ResponderExcluirSubaru boxer nao é brinquedo nao ,motor muito forte o da subaru uma pena que seje muito dificil para mexer..como trocar uma vela heheehhe ..os carros do japao tao de parabens ....abracços timao
ResponderExcluirE aew Pumba! Reborn do Nissan Silvia ia ser show hein! o carro já é lindo nos modelos anteriores, imagina um agora. Com certeza seria outro esportivo nervoso, mas com preocupação com o meio ambiente, é a tendência né..vamos esperar pra ver! pra falar a verdade uma vez vi um protótipo em uma revista de como ficaria, mas não sei se o designer era de alguem da Nissan mesmo ou alguém de fora!
ResponderExcluirÉ eu acho que sei do que você tá falando,Existe uma Revista chamada "ベストカー" que trata das novidades do mercado automobilístico nacional e internacional. Bom nessa revista saiu uma vez uma matéria falando sobre os projetos da Nissan,somente de modelos esportivos,Tais como Skyline GTR,Skyline Coupe,Fairlady e Silvia. Nessa matéria se falou muito na crise financeira do Japão,e bla bla devido a esse a outro motivo que eu não sei,na revista diz que o Silvia sucessor do S15 oque seria S16 que sairia com 280Ps de fabrica não seria fabricado mais!(chocado) haha... Mais com o lançamento do Skyline GTR,Fairlady e agora o Hachiroku da Toyota quem sabe a Nissan.. né... haha =D Abraço Irmão!
ExcluirFala Vina!! na verdade uma grande parte da Subaru já é da Toyota, a Toyota vinha tomando parte da Subaru aos poucos, o Hachiroku é um carro que apresenta o acordo comercial entre as fabricantes! Abração!
ResponderExcluirMarcelinho! você é suspeito demais pra falar de um boxer! kkkkk, mas é verdade! o motor é excelente! gosto muito do ''ronco'' de um boxer da Subaru! é um som que impõem respeito por onde passa! Abração!!
ResponderExcluirShow de bola o post!!!
ResponderExcluirExcelente combinação subaru and toyota!!
Achei engraçado o emblema e o significado que vc comentou, da hr tem tdo a ver!!
Poderia ter algum lugar que desse pra fazer um test drive!!! só pra matar as lumbrigas....kkkkk
Realmente sobrou pouco do "Hachiroku" ficando agora bem mais estiloso.
ResponderExcluirAchei interessante você comentar sobre propulsores boxers, não sabia que subaru era boa neste tipo.
Sem falar no símbolo muito estiloso do novo modelo do "hachiroku", muito bonito.
Valeu Rafaa!!
ResponderExcluirImagina só testar uma máquina dessa! :D
Em Hamamatsu tem um lugar que aluga ferraris, mas ouvi falar que custa uns 50 mil ienes! kkkkkkkk \(^0^)/
Deguzin, não sei como os designers conseguem lançar os carros sempre mais estilosos que os anteriores! é uma superação contínua né! hehe! Abraço!
ResponderExcluir