domingo, 22 de janeiro de 2012

Koozå

Termina hoje a turnê do Cirque du Soleil Koozå em Nagoya. Felizmente tive a oportunidade de presenciar esse espetáculo.

A apresentação começa com uma entrada clássica:
Ladies and Gentlemeeeen, welcome to the Cirquuue du Soleeeeeeeil!!!
E você embarca em um mundo mágico, de fantasias, que te faz sonhar, rir, emocionar e admirar. Um mundo de surpresas, de encanto e audácia.

É para esse mundo que é levado o Pequeno Inocente. Lá, ele é rodeado por diversos personagens, que dão cores e vida divertida ao Pequeno.


O Pequeno com um dos personagens do mundo mágico

Durante o espetáculo objetos e até personagens surgem de caixas no palco. Mais tarde descobri que esse é o motivo da apresentação se chamar ''koozå''. O termo tem origem do sânscrito ''koza'' que significa caixa, baú ou tesouro.

Chamou-me muito a atenção os movimentos suaves, a ousadia, o respeito e confiança entre os artistas, a integração e simpatia com a platéia. Todo o tempo os artistas desafiavam a lei da natureza e o limite de seus corpos.












É impossível traduzir em palavras tudo que senti neste circo. Em momentos como este começo a me perguntar se está nas palavras tudo aquilo que podemos sentir. Duvido muito!  





 



Talvez isso tudo pareça um grande exagero para muitas pessoas. Mas, tenho certeza que muitos que tiveram a oportunidade de conhecer, concordarão comigo.


Karenzita e seu churritos sem recheio
A Daihatsu é a patrocinadora do Evento
- Daihatsu Mira e:s -












Se você tiver oportunidade de conhecer o Cirque du Soleil, não pense duas vezes! Dê esse presente à sua alma, ao seu coração.


  
                                                                             


 


 

Abra seu baú, descubra seu Tesouro!
Koozå!!

domingo, 15 de janeiro de 2012

Vem aí o 86

Reborn! esse é o slogan usado pela Toyota para divulgar o novo 86. O carro é chamado no Japão de ''Hachiroku'', que em Português significa ''Oitomeia''.
O slogan reborn (renascer) se refere ao ressurgimento do modelo que foi comercializado no período de 1983 a 1987. Fabricava-se dois tipos de Hachiroku: Levin e Trueno. A diferença visual entre os dois está nos faróis, enquanto no primeiro os faróis são fixos no segundo são retráteis.

O Hachiroku costuma ser utilizado pelos pilotos de drift, por ser um carro equilibrado.

Ficou muito famoso por ter sido usado no anime Initial D.


Levin, Trueno e o novo 86 no estilo Initial D

Anime Initial D
O novo 86 renasce através de uma parceria entre a Toyota e a Subaru. O resultado dessa união resultou no primeiro motor boxer com injeção direta do mundo.
Quando se fala em propulsores boxers particularmente acho os da Subaru um dos melhores do segmento. A tecnologia Toyota na injeção direta completa o motor.


A parceria entre as fabricantes ganhou destaque sobre o acabamento do motor boxer

A injeção direta usada no Hachiroku é muito parecida com  a usada nos motores a diesel. Entretanto, aqui o combustível é outro.
A pulverização de combustível feita por um bico injetor de injeção direta é superior a de um bico de injeção convencional. Isso é possível devido a alta pressão em que o combustível é pressurizado, resultando em um melhor aproveitamento do combustível na câmara de combustão, em outras palavras, o veículo fica mais econômico.
Para visualizar melhor como é feita a pulverização por um bico injetor, coloquei um video abaixo que gravei quando estava no curso da Toyota. Porém, os bicos injetores mostrados no video não são de injeção direta, e sim convencionais.


O video perdeu muita qualidade de imagem quando coloquei no blog


Uma característica dos carros que utilizam motores boxers é o baixo centro de gravidade do veículo. Com o Hachiroku  não é diferente. O peso central do propulsor está a apenas 460mm do solo. Deixando o carro com uma ótima estabilidade. Para ter uma melhor noção do quanto essa altura é relevante, coloquei a altura do peso central do motor de alguns outros esportivos como comparativo:

LFA: 445mm                                 GT-R: 495mm
Ferrari 360: 447mm                     Lancer Evolution: 509mm
Porsche Cayman: 482mm          WRX STI: 534mm
 

460mm. Destaque na excelente estabilidade


Reborn !

Notei algo curioso no emblema do Hachiroku que é usado nas laterais do carro. Além de estar escrito os dígitos 86 no interior do circulo, dois pistões deitados foram desenhados, um em cada lado. Acredito que os pistões dão ênfase ao motor boxer, já que essa é a posição em que se encontra os pistões dentro desse tipo de motor.
Em seu irmão, o BRZ da Subaru, onde estaria o emblema do 86 encontra-se um acabamento diferente.

Emblema 86 e acabamento do BRZ

Subaru BRZ

Eu, Rafael Nakata e o BRZ - Nagoya Motor Show -

Sobrou pouco do antigo 86 no novo modelo, mas temos que lembrar que se passaram 24 anos do último modelo para o atual, dessa forma, não poderia ser diferente.
Para levar pra casa a máquina que rende 200 cv de potência será preciso desembolsar 2 milhões de ienes, me arrisco a dizer que é um valor ''barato'' para um carro do porte desse esportivo.






Falei tanto sobre o motor boxer usado no Toyota Hachiroku que resolvi preparar um post comentando os diferentes tipos de motores que podemos encontrar nos veículos. Assim que ficar pronto postarei aqui, aguardem!

Obs.: As imagens do post podem ser ampliadas clicando nelas.

* Muito obrigado a todos pelos comentários do post ''influências''. Novamente recebi várias visitas inesperadas! Obrigado pelo enorme carinho!
Reparei que o blog tem sido uma ferramenta onde posso voltar a me comunicar com pessoas muito especiais. Muitas vezes deixamos de conversar com essas pessoas, não porque queremos, nem mesmo a falta de tempo é motivo para desculpa. Simplesmente não temos assunto para inciar uma conversa. Isso acontece principalmente quando deixamos de fazer parte do mesmo cotidiano da pessoa.
Espero que ao se identificar com algum post, você deixe sua opinião ou ponto de vista. Desta maneira estaremos sempre nos comunicando.

Um grande abraço a todos!

domingo, 8 de janeiro de 2012

Influências

E ai pessoal!

Fiquei muito feliz e animado com o resultado do primeiro post. Recebi varias visitas no blog e me apoiaram pessoas que eu não esperava. Valeu galera!

Antes de postar assuntos que envolvem carros, resolvi explicar os motivos que me levaram a gostar tanto dessa área.

Ao longo dos anos dois Ps me influenciaram.

Primeiro P: O primeiro P vem de Pai. Mecânica foi a profissão que meu pai exerceu durante toda sua vida. Isso significa que cresci dentro de uma oficina. É claro que na época, até meus 8 anos, não aprendi absolutamente nada sobre mecânica, mas inconscientemente já ia pegando gosto pela ''coisa''. Meu pai veio ao Japão primeiro, eu ainda tinha 8 anos, e 2 anos mais tarde, em 1998, eu aterrissava nessa terra. 

Pai, o mestre

Segundo P: O segundo P vem de Pumba. Quando cheguei ao Japão entrei em uma escola brasileira, a EBH (Escola Brasileira de Hamamatsu), lá fiquei conhecido como Timão. Não por acaso, foi nessa época que conheci o Pumba. Andávamos juntos sempre fazendo palhaçadas, somando isso ao fato de um ser gordo e o outro magro, pronto! Timão e Pumba. O Pumba já gostava de carro e eu passei a gostar ainda mais com tantas conversas sobre o assunto.

Pumba Olhos Sonolentos, Timão Cabelo Tigelinha (15/07/1999)

Hoje ele tem uma loja em Hamamatsu, a Basic Car, e eu segui a mecânica.

Basic Car (31/12/2011)
Timão & Pumba (31/12/2011)












Com o Pumba aprendi a gostar de carros. Com meu Pai da mecânica (nem sempre quem gosta de carros gosta de mecânica).

Fatores menores também contribuíram para que eu me interessasse sobre veículos.

Japão: Cresci no Japão. O salão do automóvel no Japão é diário, é nas ruas, no cotidiano. Se você está há muito tempo aqui já não deve reparar nisso, mas é fato, você apenas se acostumou com os carrões.

Brasileiro: Dizem que brasileiros amam carros. Sou um deles.

Mas, os dois Ps serão sempre minhas maiores influências.

Penso que precisamos gostar de algo, seja nos esportes, nas artes, na música, na culinária...
Mas isso é assunto pra algum outro post!

Hakuna  Matata !

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

O início

Olá Galera, Feliz ano novo!
Meu ano começa com uma novidade; um blog!! Uma ousadia para alguém que mal participa até mesmo das redes sociais.
Os posts terão temas variados, mas com uma tendência voltada para carros, uma vez que essa é minha paixão. Sei que muitas pessoas não gostam de ler, por isso tentarei colocar imagens aos posts para obter uma aparência mais descontraída.
Espero que gostem. Comentem, assim poderei sempre melhorar o blog.

Um agradecimento especial ao Diego Deguchi, que me inspirou a embarcar nesse novo mundo, e a Karen Yumi, que me apóia nessa e em todas minhas iniciativas.




Aquela que apóia, aquele que inspira